Instituto Pensar - UNAIDS lamenta morte de Renato Girade, profissional com atuação na resposta ao HIV no Brasil

UNAIDS lamenta morte de Renato Girade, profissional com atuação na resposta ao HIV no Brasil

por: Igor Tarcízio 


O ex-diretor-adjunto do antigo Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Renato Girade (Imagem: Reprodução/UNAIDS)

Na última sexta-feira (21), a equipe do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) lamentou a morte do ex-diretor-adjunto do antigo Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Renato Girade.

"Seu profissionalismo e comprometimento sempre foram marcantes, e contribuíram com muitas conquistas positivas na resposta ao HIV no Brasil e para pessoas mais vulneráveis à epidemia”, disse o UNAIDS em nota. Girade morreu na quinta-feira (20), em Brasília (DF), após um infarto.

Trajetória

Ao longo de sua trajetória no Ministério da Saúde, Girade foi responsável por iniciativas relacionadas à gestão e mobilização de recursos, negociações de compras e de incorporação de medicamentos potentes contra AIDS no Sistema Único de Saúde (SUS) e também na organização de congressos científicos.

"O trabalho realizado pelo Renato deixa um legado significativo. Lastimamos a perda de alguém que além de ter feito sempre tantos amigos por onde passou, deixou um importante legado para as políticas públicas de HIV e AIDS no país”, declarou a diretora e representante do UNAIDS no Brasil, Claudia Velasquez.

O UNAIDS enviou seus pêsames à família e amigos de Girade e disse lamentar a "a inestimável perda de um amigo tão dedicado e honesto””. Renato deixa a esposa Cynthia e o filho Benício, de 2 anos.

Com informações da ONU



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: